Faculdade
Aldete Maria Alves
Vanda
Paula Freitas da Silva Felipe
A LEITURA NAS SÉRIES
INICIAIS: a abertura de horizontes
Iturama, MG
2015
Vanda Paula Freitas da Silva
Felipe
A LEITURA NAS SÉRIES
INICIAIS: a abertura de horizontes
Projeto de pesquisa apresentado
ao curso de Pedagogia, como exigência parcial para a obtenção do título de
Licenciatura em Pedagogia Orientadora: Professora Ma Renata Aparecida de
Freitas Araújo e Andrade.
Iturama, MG
2015
1 TEMA
AS
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
2 TÍTULO
A LEITURA
NAS SÉRIES INICIAIS: a abertura de horizontes
3 PROBLEMA
De que maneira e como que intensidade a leitura
pode contribuir para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem nas séries
iniciais?
4 HIPÓTESE
A leitura constitui um elemento essencial no
processo de alfabetização contribuindo para o desenvolvimento social e
emocional da criança, além de implementar benefícios no processo de aquisição
da escrita.
5 OBJETIVOS
5.1 Geral
Demonstrar que a leitura é primordial para a
formação integral da criança bem como para a formação da sua cidadania.
5.2 Específicos
-Apresentar os mecanismos de aquisição da leitura
nas séries iniciais;
-Discutir estratégias que garantam o sucesso de
aquisição da leitura;
-Revelar de que maneira a leitura contribui para a
formação integral da criança;
-Evidenciar em que medida o professor representa
elemento motivador em todo esse processo.
6 JUSTIFICATIVA
Uma retrospectiva do surgimento da leitura e de sua
importância para o processo de evolução do homem revela esse processo como
elemento essencial para o próprio desenvolvimento da humanidade. Assim, a
pesquisa justifica-se por evidenciar e analisar de que maneira a leitura pode
contribuir para o desenvolvimento integral da criança, abrindo horizontes e
permitindo que todo o processo de ensino-aprendizagem transcorra permeado de
êxito.
Pode-se afirmar, inclusive, que a leitura constitui
um processo grandioso no desenvolvimento da alfabetização, devendo, pois, ser
considerada uma “mola propulsora” nas séries iniciais. Caso isso não aconteça,
as consequências podem ser drásticas, gerando problemas e prejuízos nas demais
etapas que compõem o processo de ensino-aprendizagem.
7 REFERENCIAIS TEÓRICOS
O processo de leitura só pode ter fundamento se for introduzido de forma diversificada, ou seja, é preciso que haja um objetivo, assim, o leitor/ aluno desenvolverá com prazer o gosto pela leitura. Além disso, deve-se desenvolver a cultura e a importância da leitura, respeitando aquilo que já é conhecido pela criança. Segundo Cardoso (2000, p. 33):
(...) um dos pontos recorrente
nesses estudos é a análise do pensamento anterior à “literacy”4, porque
se acredita que tem inúmeras ampliações para a aprendizagem da leitura e da
escrita e relaciona-se com os atuais índices de analfabetismo no mundo.
Emília e Margarete (2003, p.14) comparam a leitura
ao manejo de um automóvel ou de um caminhão: “Há automóveis pequenos, grandes,
velhos, novos; caminhões, ônibus; tráfegos pesados, tráfegos leves”. Todas essas
diferenças requerem flexibilidade por parte do motorista”. Assim, o processo de
aquisição da leitura também é diversificado e repleto de nuances variadas, as
quais também devem ser valorizadas. Essa realidade acaba exigindo do professor
a mesma flexibilidade exigida do motorista já mencionado.
Portanto, pode-se dizer que a flexibilidade deve
existir também frente à leitura, ou seja, deve-se alfabetizar com
flexibilidade, já que, conforme revela Feltrin Rauen (2015, p. 09), a leitura é
“muito mais do que um instrumento escolar de decodificação de sons. É um
passaporte para a entrada na cultura escrita.”
8 METODOLOGIA
Para que os
objetivos propostos sejam alcançados, será realizada uma pesquisa
bibliográfica, assim, serão analisados pressupostos teóricos presentes em
livros, artigos da internet e periódicos. Será utilizado um estudo qualitativo,
pois este prioriza o direcionamento da leitura e da escrita demonstrando o
valor que tais processos adquirem no processo de ensino-aprendizagem.
Assim, a presente pesquisa deverá diagnosticar e
analisar o referencial teórico apresentado como instrumento a respeito da
prática da leitura no processo de desenvolvimento integral da criança nas
séries iniciais salientando possíveis métodos, estratégias e recursos que garantem estímulos
e benefícios.
9
CRONOGRAMA
Fe.
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Ma.
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Abr.
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Maio
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Jun.
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Jul.
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Ago.
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Set.
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Out.
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Nov.
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Dez.
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Elaboração do Projeto de
Pesquisa
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Levantamento
Bibliográfico
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Levantamento
da Pesquisa
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Analise
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Redação e
Revisão
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Conclusão
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Apresentação
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Conclusão do
Curso
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10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, F. Literatura
infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BARROS. F. C. Aquisição da leitura no processo de
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aprendizagem. Goiânia- GO, 2008.
Disponível em http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=540> acesso
em 05 de abril de 2015.
AMARAL. M. T. Alfabetização e Leitura. Revista Espaço Acadêmico – no 42
– novembro de 2004.
Disponível em <http://www.espacoacademico.com.br/042/42pc_amaral.htm> acesso em: 21 de março de 2015.
CARDOSO, C. J. Da
oralidade à escrita: a produção do texto
narrativo no contexto escolar/. Cuiabá: UFMT/ INEP/MEC, 2000.
FERREIRO, E; PALÁCIO, M. G.; trad. Luíza Maria
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escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.276 p.
FELTRIN RAUEN, A. R.; Artigo: Prática Pedagógica que Estimula a leitura. p 9. Disponível
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KLEIMAN, A. Texto
e leitor: Aspectos cognitivos da leitura.14. ed. Campinas: Pontes Editores,
2011.
THOMAZ.J.R. A relação entre a leitura e a alfabetização. Publicado em 22 de junho
de 2009 em Educação. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-entre-a-leitura-e-a-alfabetizacao/20116/#ixzz3V4uCcsVr> acesso em: 21 de março
de 2015
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